noticias252 Seja bem vindo ao nosso site Sertão Urgente!

Cidade

TRIBUNAL DE CONTAS DIVULGA INDICES CONTÁBEIS E DE GESTÃO MUNICIPAL E EVIDENCIAM RESULTADOS DESASTROSOS DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO

Publicada em 12/03/2024 às 08:43h - 818 visualizações


Compartilhe
Compartilhar a noticia TRIBUNAL DE CONTAS DIVULGA INDICES CONTÁBEIS E DE GESTÃO MUNICIPAL E EVIDENCIAM RESULTADOS DESASTROSOS DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO  Compartilhar a noticia TRIBUNAL DE CONTAS DIVULGA INDICES CONTÁBEIS E DE GESTÃO MUNICIPAL E EVIDENCIAM RESULTADOS DESASTROSOS DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO  Compartilhar a noticia TRIBUNAL DE CONTAS DIVULGA INDICES CONTÁBEIS E DE GESTÃO MUNICIPAL E EVIDENCIAM RESULTADOS DESASTROSOS DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO

Link da Notícia:
FABIO LISANDRO
AGAEUDES

TRIBUNAL DE CONTAS DIVULGA INDICES CONTÁBEIS E DE GESTÃO MUNICIPAL E EVIDENCIAM RESULTADOS DESASTROSOS DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO

 

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco divulgou na última sexta-feira o resultado do Índice de Convergência e Consistência Contábil (ICC) relativo as prestações de contas dos municípios Pernambucanos. Este índice afere a qualidade dos números que são apresentados ao TCE-PE nas prestações de contas, bem como se estes números batem com as informações enviadas a União através do SICONFI. O município de Salgueiro ficou na 75º colocação com base nos dados da prestação de contas da atual gestão (exercício de 2022). Salgueiro teve nota muito inferior a municípios menores aqui em nossa região como por exemplo, Petrolina (8º colocação), Betânia (11ª colocação), Araripina (13ª colocação), Triunfo (14ª colocação) e Cabrobó (15ª colocação).

Importante lembrar que na gestão anterior o município esteve neste índice entre os dez primeiros colocados. Nesta gestão houve uma queda vertiginosa que mostra graves falhas contábeis e de gestão que levaram ao TCE-PE a rebaixar a nota do município.

O desastre não para por aí. O mesmo Tribunal de Contas do Estado mediu a qualidade da gestão de Salgueiro através do IEGM, conforme a imagem abaixo:

O município de Salgueiro obteve a menor nota das possíveis “C”, sendo avaliada como “baixo nível de adequação” nas áreas de educação, saúde, planejamento, fiscal, ambiente e cidade. Ou seja, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco aferiu como péssima a gestão atual do município de Salgueiro.

Mais os resultados ruins não param por aí. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) medindo a capacidade de pagamento de Salgueiro através do CAPAG aferiu nota “C” para o município de Salgueiro conforme imagem abaixo:

Este índice mostra que o município não possui liquidez. Ou seja, está quebrado, uma vez que duas disponibilidades de caixa não são suficientes para pagar suas dívidas. E ainda o prefeito de maneira absurda está junto aos seus vereadores pedindo um empréstimo a Caixa Econômica Federal para aumentar ainda mais o rombo nas contas públicas. Fazendo uma analogia é como se uma pessoa não tivesse pagado o cartão de crédito por falta de dinheiro e quisesse resolver seu problema financeiro pedindo mais limite ao banco para gastar mais.

É lamentável o que estamos vivendo em Salgueiro com os péssimos números apresentados na contabilidade (ICC-TCE-PE), os péssimos resultados na gestão (IEGM) e o endividamento do município (CAPAG).

RESULTADO ICC 2022 GERAL - DIVULGADO EM 07-03-2024.pdf




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 87 98171-0186

Visitas: 214910
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Sertão Urgente
Converse conosco pelo Whatsapp!